Vilhena,

Detran RO participa da formação do primeiro instrutor de trânsito PCD do Brasil

Por Redação
Publicado 06/03/2024
A A
Foto: Anderson Parente

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) celebrou um momento singular na história da formação de instrutores de trânsito na segunda-feira (4), em Porto Velho com a entrega do Certificado de Instrutor a Fabiano de Souza Oliveira, que não apenas  marcou sua conclusão bem-sucedida do curso de Formação, mas também o feito notável de tornar-se o primeiro instrutor cadeirante de trânsito do Brasil. O curso, pioneiro e autorizado pela Portaria n° 631/2023-Detran-RO, foi oferecido pela Temática Cursos Especializados em Trânsito.

Durante dois meses de dedicação intensa, Fabiano acumulou 180 horas de capacitação, culminando em sua formatura, em novembro de 2023. Os instrutores-avaliadores Edson Moreira e Wanley Marques testemunharam a habilidade de Fabiano, que, mesmo diante de adversidades, alcançou a nota máxima no exame.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, este marco não apenas evidencia a superação pessoal de Fabiano, mas também destaca a importância da acessibilidade no trânsito e a capacidade de todos contribuírem para a segurança viária. “O instrutor, abre caminho para uma era mais inclusiva no trânsito de Rondônia, promovendo a igualdade de oportunidades para todos”, ressaltou.

O instrutor é aposentado e formado em Serviço Social, já se prepara para se graduar em Educação Física. Após um acidente de moto que o deixou paraplégico em 2002, encara o desafio com tranquilidade e alegria, consciente de que sua jornada como instrutor oferecerá suporte a outros com limitações físicas, possibilitando o acesso à habilitação com segurança.

FORMAÇÃO

As Formações e Atualizações de Cursos Especializados e Profissionalizantes para o Trânsito são orientadas pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e são ofertadas pela Escola Pública de Trânsito (EPT) ou por empresas especializadas.

Para quem deseja atuar como instrutor de trânsito e contribuir para a segurança e conscientização dos condutores nas vias públicas, o curso de Formação de Instrutor de Trânsito tem carga horária de 180 horas/aula, no qual os alunos adquirem conhecimentos sobre Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito, Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito, entre outros.

Para se candidatar, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Possuir ensino médio;
  • Ter sido aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos
  • Ser habilitado no mínimo há dois anos