Vilhena,

Educação promove primeira ação formativa para professores de Língua Inglesa, em Porto Velho

Por Redação
Publicado 06/03/2024
A A
Foto: Emanuelle Pontes

Nos dias 5 e 6 de março, professores de Língua Inglesa da etapa Ensino Fundamental e anos finais participam da primeira ação formativa do Projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua Inglesa em Rondônia (Adeliro), edição 2024. Promovido pelo Governo de Rondônia, o encontro reúne professores no auditório do Conselho Estadual de Educação, em Porto Velho. O objetivo da ação é orientar aos professores quanto ao uso do material paradidático “Coleção Metro: Student Book and workbook.

A diretora-geral de Educação, Irany de Oliveira destacou que, a proposta do material é desenvolver habilidades linguísticas de forma integrada, como também, atender às orientações dadas pelo documento norteador de ensino e aprendizagem na educação básica, que é a Base Nacional Comum Curricular, além de atender aos eixos temáticos tais como oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e gramaticais, e dimensão intercultural.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o aprendizado de uma língua estrangeira como inglês contribui para o desenvolvimento cultural e profissional do estudante da Rede Pública Estadual de Ensino. “Quando trabalhamos a Língua Inglesa, de uma forma eficaz, garantimos aos praticantes, uma visão diferente e conexões com informações valiosas, ainda mais, hoje, no mundo da internet. Sem contar do diferencial, que é para o mercado de trabalho”, comentou, destacando a importância dos professores se aperfeiçoarem continuamente.

Para as orientações necessárias, a ação contou com a presença do formador e coordenador pedagógico, Osmar Pires Cavalcante, para auxiliar os professores quanto às estratégias de uso na elaboração de seus planos de aula.

Também esteve presente, o consultor das plataformas digitais do material, Jonathan Macedo, tendo como foco; o atendimento às competências específicas do componente curricular de Língua Inglesa, conforme preconiza o Referencial Curricular do Estado de Rondônia.

QUALIDADE NA APRENDIZAGEM

A coordenadora de Educação Básica, Mary Katia conta que o Estado possui um Governo atuante na qualidade quanto à aprendizagem e proficiência dos estudantes. “É um tempo diferente para Educação do estado de Rondônia. Nossa Educação evoluiu bastante, e hoje temos condições de desenvolver um trabalho mais comprometido em altear os índices educacionais”, pontuou.

O processo formativo é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, sob a Coordenação de Educação Básico, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Foto: Emanuelle Pontes