Vilhena,

Prefeitura constrói calçamento no pátio do Samu
Unidade deve iniciar os atendimentos no final de Maio

Publicado 05/04/2024
A A
Foto: Chico Limeira

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está trabalhando na implantação de calçadas na área interna do prédio construído para o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para a pavimentação do pátio, estão sendo usados blocos sextavados de concreto (bloquetes).

O Samu 192 tem por finalidade prestar atendimento à população em casos de urgência e emergência, de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica, entre outros. Com atendimentos em qualquer lugar, o Samu terá equipes reunindo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

A base operacional do Samu/Ji-Paraná foi construída em anexo ao prédio da UPA - Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva, localizada à rua Vinícius de Moraes (T-10), entre Sena Madureira e Brasiléia, bairro São Pedro (2º distrito). A escolha pelo local estratégico, visa possibilitar um fácil deslocamento da equipe.

Fruto de emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), um convênio no valor de R$1,5 milhão, vai garantir a aquisição de três ambulâncias e a reestruturação da unidade do Samu de Ji-Paraná. O início das atividades está previsto para a segunda quinzena do mês de maio. A unidade contará com 45 profissionais, que serão contratados a partir do processo seletivo.

O prédio conta com sala médica de regulação, sala administrativa, de equipamentos, sala de enfermagem, de repouso e garagem para as ambulâncias. Como é de praxe, o serviço prestado pela entidade é especializado e terá atendimento de emergências funcionando 24 horas, por meio do telefone 192.


“A instalação do Samu representa um grande avanço para a área da saúde de Ji-Paraná. O serviço prestado por seus profissionais integra e aperfeiçoa a rede de atendimento à população, que passará a contar com mais agilidade na prestação de socorro em casos emergenciais”, frisou o prefeito Joaquim Teixeira (PL).

Foto: Chico Limeira
Foto: Chico Limeira