Vilhena,

Comissão debate desafios do uso de bioinsumos na agroindústria

Por Redação
Publicado 16/04/2024
A A

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (16) os desafios para o uso de bioinsumos na agroindústria.

A sugestão para o debate é do deputado Josenildo (PDT-AP). Ele quer sensibilizar os legisladores sobre a importância de criar um ambiente regulatório favorável que incentive a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de bioinsumos no Brasil.

"Eles não apenas ajudam a reduzir a dependência de produtos químicos sintéticos, mas também promovem a biodiversidade, melhoram a saúde do solo e das plantas, e podem contribuir para a redução dos custos de produção", ressaltou o deputado.

Ele lamenta, no entanto, que a adoção e o desenvolvimento desses insumos enfrentam desafios significativos, como a necessidade de mais pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, regulamentações específicas e a ampliação do conhecimento e aceitação por parte dos produtores rurais.

"A audiência pública visa reunir especialistas, pesquisadores, representantes do setor agroindustrial e autoridades governamentais para discutir o estado atual e o potencial dos bioinsumos na agroindústria brasileira. O objetivo é identificar os principais desafios e oportunidades e definir estratégias para o fomento e a regulamentação adequada do setor, garantindo seu desenvolvimento sustentável e competitivo", completou.

A reunião ocorre às 16 horas, no plenário 5.