Vilhena,

AMBIENTAL: Desmatamento ilegal é interceptado em Candeias do Jamari

Por Redação
Publicado 01/04/2024
A A

Em uma operação realizada no final da tarde do último dia do mês, 31  de março, uma equipe de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Rondônia empreendeu ações de fiscalização em um assentamento na região de Candeias do Jamari. Durante o patrulhamento na área conhecida localmente, os agentes foram atraídos por sons de maquinários pesados em operação, indicativo de atividade potencialmente ilegal.

Ao investigar a origem do ruído, a equipe superou obstáculos físicos para adentrar uma propriedade privada, onde encontraram indivíduos operando maquinário pesado. Inicialmente, um homem identificado no local foi abordado e solicitado a levar os agentes até os equipamentos em uso.

No local específico da atividade, os oficiais identificaram dois tratores em processo de limpeza da área, conduzidos por operadores que relataram receber remuneração pela hora trabalhada. Um quarto envolvido, apresentando-se como proprietário dos tratores, foi identificado como prestador de serviços para o primeiro homem abordado.

A ação foi enquadrada como crime ambiental, baseado no Artigo 50 da Lei Federal n.º 9.605/98, com os veículos utilizados na infração sendo apreendidos. Um levantamento detalhado por meio de uma Carta Imagem de Comparativa de Cobertura Vegetal indicou um dano ambiental significativo, com a supressão de uma considerável área de floresta nativa.

Diante dos fatos, foram tomadas medidas administrativas e legais contra os envolvidos, incluindo a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a imposição de um Termo de Embargo, além da apreensão dos tratores, que foram encaminhados ao pátio do Batalhão de Polícia Ambiental. Estas ações refletem o compromisso das autoridades em preservar o meio ambiente e combater práticas ilegais de desmatamento.

Foto: PM/RO

Fonte: PM/RO