Vilhena,

Escola da Magistratura e Seduc realizam Seminário Justiça Restaurativa na Educação, dias 1º e 2 de abril, no Teatro Guaporé e na sede da Emeron

Por Redação
Publicado 01/04/2024
Atualizado 01/04/2024
A A

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promovem, nos dias 1º e 2 de abril, o Seminário Justiça Restaurativa na Educação, que acontecerá no Teatro Guaporé e, no segundo dia, também na sede da Emeron em Porto Velho. O evento integra o Projeto Asas: Desenvolvendo práticas restaurativas em comunidades escolares, idealizado pela Coordenadoria do Programa Justiça Restaurativa, do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Ao todo serão quase 140 participantes no seminário, entre magistrados(as) e servidores(as) convocados do TJRO, além de profissionais da Seduc. Dentre os objetivos do evento está a disseminação e compreensão dos princípios e práticas da justiça restaurativa no ambiente educacional, consolidando o compromisso entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria da Educação para a implementação de políticas restaurativas nas escolas da rede pública de ensino de Rondônia.

Parceria

Haverá a assinatura de um termo de cooperação entre TJRO e Seduc na abertura do seminário, que terá como primeira palestrante Kátia Roncada, integrante do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento contará ainda com palestras e debates com participação do público sobre temas como o papel do Poder Judiciário na comunidade, justiça restaurativa em contextos amazônicos, e violência extrema e possibilidades de uma abordagem transformativa em escolas.

No dia 1°, o seminário acontecerá à tarde no Teatro Guaporé e, no dia 2, pela manhã no Teatro e à tarde em salas de aula da Emeron, onde serão trabalhadas vivências sobre construção da cultura de paz com a comunidade escolar. A carga horária total é de 10 horas-aulas, que serão certificadas pela Escola da Magistratura.

Foto: Assessoria

Fonte: TJ/RO