Vilhena,

Encontro Pedagógico capacita multiplicadores para ações educativas de trânsito em todo o Estado

Por Redação
Publicado 05/03/2024
A A
Foto: Anderson Parente

Investindo em políticas de capacitação dos servidores, através de metodologias inovadoras aplicadas às atividades pedagógicas da Educação de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou entre 27 de fevereiro e 2 de março, o Encontro Pedagógico “Paz no trânsito começa por você”, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. O público-alvo, composto por 120 servidores do Detran-RO, deverão atuar como multiplicadores das ações educativas de trânsito, em todo o Estado. A capacitação se deu de forma teórica e prática, com blitz e pit stop, executada no Espaço Alternativo e na Avenida Tiradentes. 

A educadora Maiany Samara Ribeiro Ferreira, representante do Vale do Anari, parabenizou a organização do evento, referenciando que as metodologias apresentadas, como palestras, oficinas e mesas redondas, foram enriquecedoras e inovadoras. “Uma capacitação intensa, que agregou importantes práticas, com técnicas que certamente vão enriquecer o trabalho da educação de trânsito, no Vale do Anari”, ressaltou.

Segundo a assessora de Campanhas Educativas da Regional de Ji-Paraná, Marta Rosa dos Santos, “capacitar educadores de todos os municípios rondonienses demonstra o compromisso do Detran-RO com a Educação de Trânsito, oportunizando, a cada um de nós, levar novos conhecimentos para a comunidade, e assim fazer com que os objetivos sejam alcançados, reduzir o número de feridos e mortos no trânsito”, evidenciou.

Outra participante do Encontro Pedagógico foi a assessora de Campanhas Educativas da Regional de Guajará-Mirim, Ely Sandra de Oliveira, que avaliou o momento como inovador. “As palestras, oficinas e mesas redondas que foram apresentadas, enriqueceram os participantes com novas ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de ações educativas mais eficazes”, disse.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, enfatizou que, o Encontro Pedagógico, da Escola Pública de Trânsito (EPT) “Paz no trânsito começa por você”; foi mais um importante passo para a qualificação dos servidores e o aprimoramento das ações educativas de trânsito, em Rondônia. “O Detran-RO, por meio da Escola Pública de Trânsito, está comprometido em promover um trânsito mais seguro para todos os cidadãos. Investimos em capacitação para que nossos educadores sejam multiplicadores de conhecimento e boas práticas, disseminando a cultura da paz no trânsito, em todo o Estado”, afirmou.

PNATRANS

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ao qual a Autarquia aderiu em 2022, se alinha às iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e mobilidade urbana; e estabelece metas para a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.

O Pnatrans foi debatido no Encontro Pedagógico, para que os educadores elaborassem técnicas de aplicação de seus princípios em suas atividades.