Vilhena,

Produtores rurais de Porto Velho que foram afetados pela seca e perderam lavouras podem pedir auxílio
Seca histórica afetou irrigação de plantas e abastecimento de água para animais. Auxílio deve ser solicitado junto ao Pronaf.

Por Redação
Publicado 01/03/2024
Atualizado 01/03/2024
A A

Produtores rurais de Porto Velho que perderam suas lavouras por causa da seca severa de 2023, podem solicitar um auxílio financeiro para renegociação de dívidas junto aos bancos, revelou a prefeitura da capital. A seca histórica afetou irrigação de plantas e abastecimento de água para animais.

Segundo a prefeitura da capital, o auxílio pode ser solicitado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ainda de acordo com a administração municipal, os agricultores podem acionar o seguro custeio.

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS), o programa de custeio é um modelo de "financiamento destinado as despesas normais do ciclo produtivo de lavouras periódicas, da entressafra de lavouras permanentes ou da extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados e ao atendimento das despesas normais de exploração pecuária".

Além do auxílio, a prefeitura explicou que pode solicitar cestas básicas à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, "para atender os que perderam a sua fonte de renda em decorrência da forte seca".

Fonte: G1/RO