Vilhena,

Investimentos na Educação são destacados pelo Governo de Rondônia em solenidade com participação do ministro do STF

Publicado 26/02/2024
Atualizado 26/02/2024
A A
Foto: Ésio Mendes

Os investimentos feitos pelo Governo de Rondônia na Educação foram destacados durante solenidade de inauguração de uma Instituição de Ensino Superior ocorrida nesta sexta-feira (23), em Porto Velho. O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin esteve na solenidade e recebeu as boas-vindas do governador de Rondônia, Marcos Rocha, “é de suma importância que membros de todos os poderes da União visitem o Estado para conhecerem de perto a realidade e principalmente as potencialidades que proporcionam o desenvolvimento de Rondônia”, frisou.

Somente em 2023, a Educação recebeu exatos R$2.780.795.155,08 bilhões em investimentos. Os recursos foram alocados de forma estratégica, garantindo melhores condições em infraestrutura das mais de 230 escolas públicas gerenciadas pelo Estado, geração de energia limpa, ampliações de espaços coletivos, aquisição de equipamentos, veículos e o principal: investimento em tecnologia a serviço do ensino e capacitação dos professores.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a preocupação do Governo do Estado em investir estrategicamente na Educação tem gerado resultados significativos à sociedade. “Vários estudantes da Rede Estadual de Ensino alcançaram mais de 900 pontos na redação realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). . Os resultados do Enem comprovam que, a Educação de Rondônia está no caminho certo. Além das aulas tradicionais, são oferecidos cursinhos preparatórios para o Exame, que é a porta de entrada desses alunos para o futuro”, salientou.

Com a necessidade em garantir recursos para investimento de tecnologia à disposição do ensino, além de valorização dos professores. O Governo de Rondônia já custeou até este ano 185 vagas para professores interessados em fazer mestrado e doutorado em educação. foram 60 vagas para Mestrado em História, 45 de mestrado em Matemática e Ciências da Natureza, 45 vagas de mestrado em Letras, 15 vagas de Mestrado em Educação e 20 vagas de Doutorado em Educação. “O Governo do Estado vai continuar mantendo seu investimento em capital humano para elevar cada vez mais o nível da Educação Pública do Estado”, ressaltou o governador.

Durante a solenidade a Reitora da Instituição, doutora. Márcia Abib Hecktheuer, enfatizou o compromisso mútuo com o aprimoramento educacional no estado e agradeceu a presença do governador e dos demais representantes do Governo. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o fomento à pesquisa e à qualificação profissional”, pontuou.


Em seu discurso, citando diversos pensadores e escritores, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin destacou sobre a importância das instituições educacionais e políticas para a construção de uma sociedade, justa, democrática e transparente. “A ética traduz uma condução moral, que diz respeito a como nos portamos na sociedade, e pelas instituições a que pertencemos. E no Brasil de hoje não há dúvidas que os limites para uma sociedade livre e aberta requer instituições preservadas, requer respeito à soberania popular, requer portanto a democracia”, enfatizou.