Vilhena,

Equipes policiais são homenageadas pelo comando da corporação pelas ações em defesa da socidade

Por Redação
Publicado 18/01/2024
A A
Foto: soldado PM José

Um café da manhã e leitura de elogio, marcaram a manhã desta quarta-feira, 17, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Porto Velho, oferecido pelo comandante-geral, coronel PM Regis Braguin, “pelas atuações memoráveis durante o enfrentamento  a onda de ataques que tentaram se perpetuar durante o mês de janeiro de 2024”. Foram elogiadas as guarnições da Força Tática do 5º Batalhão, Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas e Batalhão de Choque.

Durante o último final de semana, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, algumas ocorrências chamaram a atenção da sociedade, bem como do  Comandante-Geral, mas que resultaram em apreensões consideráveis de armas de fogo, munições e prisões de integrantes de facções criminosas, situações que foram cruciais para a desarticulação dos rompantes violentos que acompanhamos nos últimos dias.

“Que não ousem ameaçar a nossa paz, ou sentirão o peso de nossa espada”, com esta citação inicial, o coronel PM Regis Braguin, falou da confiança em saber que pode confiar com homens e mulheres abnegados e comprometidos com a causa policial militar. Somos, disse ele, literalmente a última barreira entre a normalidade e o caos social, a esperança de uma sociedade resiliente que confia nesta  Corporação e que sabe que poderá continuar saindo as ruas com a certeza de que  nós estaremos presentes.

Força Tática do 5º BPM

No dia 16, mesmo após a patrulha já ter se retirado do Beco Gravataí após a incursão, a guarnição da Força Tática do 5º BPM, de posse de informações adquiridas durante informação oriunda de um dos moradores, retornou ao local e ao avistar um indivíduo e adentrar a residência, logrou êxito em apreender uma arma de fogo cal. 9mm, farta munição de diferentes calibres, drogas e uma granada, instrumentos que certamente seriam utilizados em práticas de atentados diretamente contra facções rivais e indiretamente conta o povo do nosso município.

Batalhão de Fronteiras

No transcurso da Operação 360º, em conjunto com a Operação Máximos, a guarnição do Batalhão de Polícia de Fronteiras e Divisas durante abordagem policial a um estabelecimento comercial, logrou êxito em apreender uma arma de fogo, cal. 380 que estava de posse de um indivíduo nas imediações do conjunto Santa Bárbara na região do triângulo, local de intensa atuação da Corporação.  “Abordar é uma arte, uma ciência que envolve conhecimentos técnicos e jurídicos, necessários ao policial militar para que possa tal qual a ação informada, ser na justa medida o refrigério e acalento que a sociedade precisa”, pontuou o coronel PM Braguin.

Batalhão de Choque

Seguindo o seu elogio, o comandante-geral da PM lembrou  que utilizando-se do tirocínio policial, da perspicácia presentes nos caçadores por essência, as guarnições do Batalhão de Polícia de Choque após avistarem um veículo em atitude suspeita, realizaram o procedimento de abordagem veicular e esses que tem por desejo afrontar o Estado resolveram não parar e após intensa perseguição policial, saíram do veículo e efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição.

O saldo dessa afronta, foram quatro indivíduos presos, um baleado ao qual foi prestado socorro, conforme preconiza nosso ordenamento e acatamento as leis, três armas de fogo apreendidas, dentre elas uma metralhadora, cal 9mm, com amplo poder de letalidade, além de um veículo produto de roubo e furto “res furtiva” que será devolvida ao seu proprietário.

Partindo da premissa de Albert Einsten, aquela que afirma que: “o mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade”, frase célebre que deve sempre nos motivar para que possamos entender que o nosso lugar nesse mundo é o de cães pastores, aqueles por sua gênese orientam as ovelhas no caminho em que devem permanecer e que não permitem que os lobos se aproximem e propaguem o mal

Ao final chamou a atenção para que não nos esqueçamos daqueles que realizam o exercício permanente e sistemático de ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais e potenciais na esfera da Segurança pública visando o processo decisório, sim, refiro-me aqui as equipes de inteligência que em todas as ações aqui detalhadas foram fator preponderante para que o sucesso fosse alcançado.

Não apareçam, permanecem nas sombras em meio aos holofotes, mas sem esse apoio certamente não teríamos resultados tão significativos. Aos senhores, policiais que não são melhores, tão pouco piores, mas certamente diferentes, fica a gratidão deste Comando pelo serviço de excelência prestado e pelo sentimento de que nossa Corporação está no caminho certo.

Foto: soldado PM José
Foto: soldado PM José
Foto: soldado PM José
Foto: soldado PM José

Fonte: PM/RO