Vilhena,

Ações educativas em alusão ao mês Setembro Cinza são realizadas no distrito de Nova Califórnia

Por Redação
Publicado 01/09/2023
A A
Foto: Milton Castelo

Com o propósito de conscientizar a sociedade e fortalecer a prevenção de queimadas no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou na quarta-feira (30), uma programação de palestras para alunos dos ensinos fundamental e médio do distrito de Nova Califórnia, e para os da Educação de Jovens e Adultos – EJA. As atividades são organizadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam e contemplam ações alusivas ao “Setembro Cinza”.

As ações realizadas por técnicos da Coordenaria de Educação Ambiental têm por objetivo abordar como crianças, jovens e adultos são importantes agentes na colaboração da preservação do meio ambiente, por meio de iniciativas contra a prática das queimadas em áreas urbanas e rurais. Durante o mês, órgãos do Governo do Estado deverão promover palestras, seminários, campanhas educativas e outras atividades ligadas ao tema, a fim de conscientizar a população sobre como proceder em caso de incêndios.

Durante o mês, órgãos do Governo do Estado deverão promover palestras, seminários, campanhas educativas e outras atividades ligadas ao tema, a fim de conscientizar a população sobre como proceder em caso de incêndios.

Para o governador Marcos Rocha, a consolidação da Lei do Setembro Cinza fortalece o combate às queimadas. “Estamos disponibilizando para a população, informações importantes relacionadas à prevenção dos incêndios, queimadas indiscriminadas e desmatamento, para que assim, possamos desenvolver a economia local de forma que garanta dias melhores aos rondonienses”, disse.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos destacou que, é preciso continuar focado na educação ambiental instruindo a sociedade para que não haja mais focos de queimadas. “Devido ao poder de gerar poluição neste período do ano, as queimadas precisam ser eliminadas no Estado. Com a Lei n° 5.281, estamos mostrando aos produtores as consequências que estão sujeitos aqueles que praticam queimadas, explicou.

Para a coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak, durante as palestras a equipe tem a oportunidade de apresentar à população a importância dos cuidados para que as queimadas sejam evitadas. “As palestras de educação ambiental têm como objetivo envolver estudantes de todas as idades, a fim de torná-los nossos parceiros na conscientização e ajudá-los a disseminar a necessidade de prevenção das queimadas e de cuidados com o meio ambiente. Por tudo isso precisamos mudar o conceito da sociedade”, concluiu.

LEGISLAÇÃO

Setembro Cinza refere-se à Lei n° 5.281, sancionada em 12 de janeiro de 2022, a qual instituiu setembro, como mês estadual de conscientização e combate aos incêndios e queimadas em Rondônia. Pela legislação, o período tem por finalidade reforçar a importância da conscientização da população e auxiliar nas ações de proteção ambiental em prol da prevenção às queimadas.