Vilhena,

Programa Avalia Porto Velho 2023 Engaja Mais de 22 Mil Estudantes em Teste Educacional
Avaliação nas escolas municipais visa identificar necessidades em Língua Portuguesa e Matemática para aprimorar o aprendizado.

Publicado 16/06/2023
A A

Na última semana, 22.426 estudantes de 110 escolas da rede municipal participaram da sexta edição do programa Avalia Porto Velho 2023. A iniciativa foca na avaliação de conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de identificar desafios no aprendizado e implementar melhorias.

Implantada em 2017, a Avalia Porto Velho é uma ferramenta fundamental para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) compreender as necessidades educacionais dos estudantes. Após a avaliação, os dados coletados são analisados em colaboração com professores e gestores, permitindo o desenvolvimento de estratégias eficazes para melhorar o ensino.

Um dos resultados positivos destacados pela Semed é o aumento significativo na taxa de alfabetização entre os alunos do 1º ao 3º ano. A secretária informou que houve um crescimento de 36% para 92% em alfabetização durante o primeiro ano do programa Alfabetiza Porto Velho.

Esse progresso se reflete também no reconhecimento recebido pelas escolas municipais em avaliações estaduais, onde várias foram premiadas por seu desempenho.

A implementação de programas de avaliação e melhorias no currículo demonstram o compromisso da rede municipal de educação com o avanço contínuo do aprendizado dos estudantes, mesmo em meio aos desafios trazidos pela pandemia. Diretores e professores expressaram otimismo e dedicação em relação ao futuro educacional de seus alunos.