Vilhena,

Colheita do milho safrinha avança para 5% no Paraná
Entidade também indica que 16% das lavouras do cereal apresentam condições ruins no estado

Publicado 01/07/2020
A A

A colheita do milho segunda safra avançou para 5% da área plantada no estado do Paraná, conforme boletim reportado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), entidade vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab). Os dados foram atualizados nesta terça-feira, 30.

Do percentual ainda a ser colhido, em torno de 44% das áreas apresentam boas condições, 40% registram condições medianas e 16% apresentam condições ruins. O Deral ainda destacou que 51% das lavouras estão em fase de maturação, 48% em frutificação e 1% em floração.

Em Pato Branco (PR), o presidente do Sindicato Rural, Oradi Caldato, destaca que a colheita do milho segunda safra ainda está no início. “Já iniciamos a colheita com resultados positivos, mas agora está chovendo, devemos retomar os trabalhos nos campos, após a chuva. Hoje, por exemplo, choveu mais de 50 mm na nossa região”, afirma.

O vice-presidente da Aprosoja-Paraná, José Eduardo Sismeiro, reforça que uma chuva forte foi registrada na tarde desta terça, com queda de granizo. “Ainda não dá para saber o possível estrago em lavouras”, destaca.

Já em Mamborê, o produtor e engenheiro agrônomo Lucas Carvalho afirma que a colheita do cereal ainda está bem no início. “E apesar da trégua até o domingo, 5, a próxima semana deve começar com chuvas, segundo ao indicado na previsão climática. E com as temperaturas mais baixas, o milho demora mais a seca, acredito que a colheita ainda demora de 15 a 20 dias para ganhar ritmo na nossa região”, pondera.

Ainda segundo o Deral, os produtores paranaenses deverão colher 11,36 milhões de toneladas de milho nesta temporada. O volume projetado representa uma retração de 14% em relação ao ciclo passado, de 13,24 milhões de toneladas do grão.

Fonte: Canal Rural